A 79ª Romaria Estadual da Medianeira terá como maior novidade desta edição a realização em dois dias, 5 e 6 de novembro. Mas as mudanças não se limitam a isso. Os jovens terão destaque já no primeiro dia, sábado, a partir das 9h, com entrega de materiais na Aldeia da Fé, que estará no Parque da Medianeira.
As atividades do público jovem ocorrerão ao longo de todo o final de semana. Os principais momentos serão a procissão luminosa, no parque, a Santa Missa, na Basílica, e demais ações que devem ser realizadas na madrugada de domingo.
Conforme um dos organizadores, Raul Maffini, 24 anos, o intuito da Romaria é trazer para a Igreja os jovens. Por conta disso, o tema “ao encontro da mãe”, temática sugerida por dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano de Santa Maria, espera “pescar fora do aquário”, para que, de fato, a juventude que não está ligada à igreja se interesse por ela.
– Foi neste sentido que surgiu esta ideia. Vamos tentar chamar estes jovens através do voluntariado e da oração – explica Maffini.
Também na organização da Romaria Jovem, Patric Scolari Weber, 28 anos, explica que a programação foi pensada para alinhar espiritualidade e oração. Somado a isso, o trabalho por meio do voluntariado deve estar presente. No momento, cerca de 180 jovens membros da Igreja serão voluntários durante o final de semana:
– Foi muito bonito conciliar isso, porque os jovens receberam muito bem essa questão de ajudar nos preparos e ficaram contentes. Agora, é só ajustar cada função para que tudo ocorra bem.
Ainda conforme Patric, as atividades da noite foram pensadas por conta do “espírito noturno” presente nos jovens que buscam sair, confraternizar e se divertir, mas sem deixar de lado os momentos de espiritualidade.
– Vai ser um encontro dos jovens. Vamos proporcionar a eles momentos de convivência, conversa e lazer – diz.
Antes mesmo da procissão de domingo, às 8h30min, com saída da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, os jovens vão sair da Basílica às 6h30min, em direção à Catedral. Depois, eles retornam juntos da escolta que levará a imagem de Nossa Senhora Medianeira ao Altar Monumento.
– Logo cedo pela manhã vamos acordar Santa Maria de um jeito diferente, com muita música e animação. Os romeiros que já estiverem chegando vão ser acolhidos por nós – afirma Raul.
Segundo ele, os jovens vão carregar nas procissões uma réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013, além do retrato de Carlo Acutis, jovem católico italiano, nascido no Reino Unido e que morreu devido a leucemia em 2006, aos 15 anos. Sete anos depois, uma criança brasileira teria sido curada de um câncer no pâncreas depois de tocar em uma roupa que pertenceu ao jovem italiano. A peça está exposta, até hoje, em uma paróquia de Campo Grande. Este milagre levou a beatificação de Carlo.
Programação
Confira as atividades previstas para a Romaria Jovem
Sábado, dia 5 de novembro
9h – Entrega do material para os voluntários, na Aldeia da Fé11h – Programação, ao vivo, na TV Aparecida, em frente à Basílica22h – Procissão Luminosa, no Parque23h – Santa Missa da Juventude, na Basílica
Domingo, dia 6 de novembro
1h – Via-Sacra da Cruz, no Parque2h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, na Basílica3h – Terço meditado diante do altar da Medianeira4h – Via-Sacra da Luz, no Parque5h – Missa da Alvorada, na Basílica6h30min – Saída da Romaria Jovem, em frente à Basílica16h – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta16h30min – Terço Vocacional e Bênção de Envio, na Cripta
79ª Romaria Estadual da Medianeira
Quando – 5 e 6 de novembroNovidades – Esta será a primeira vez em que a Romaria ocorre em dois dias. No sábado, terá atividades no Santuário-Basílica e no Parque da Medianeira. Haverá eventos destinados aos jovens, como a Santa Missa da juventude e a Via-Sacra da Cruz. Estão previstas aldeias temáticas, procissão luminosa no sábado à noite e adoração, terço e missas na madrugada de domingoProcissão – O que não muda é a tradicional procissão, que continuará ocorrendo no domingo, com saída às 8h30min, da Catedral Metropolitana até o Santuário. Na chegada, será feita a Santa Missa no Altar Monumento, com dom João Justino de Medeiros da Silva, arcebispo de Goiânia e presidente da comissão de educação e cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)